Páginas

14 abril 2012

Aparência Visual da forma



A textura é uma sensação visual e tátil.
A textura de uma superfície é um conjunto estruturado de sinais, regular e irregular, formando padrões visuais.
No espaço, vemos padrões de formas e cores que podemos interpretar gráfica e pictoricamente.
Na pintura, a textura significa estender zonas de cor com uma característica particular.

No Abstracionismo Geométrico de Piet Mondrian, as formas e as cores são organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma conceção geométrica.
No abstracionismo da pintura de Wassily Kandinsky, o movimento na composição é ritmado por círculos, ovais, triângulos, riscas e pintas num compasso ascendente, descendente e rotativo. As cores vivas pretendem provocar sensações e emoções espirituais. Aliadas às formas, estas criam uma harmonia que reage sobre todo o recetor.
O Surrealismo da pintura de Joan Miró, refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
No Expressionismo Abstrato de Jackson Pollock, o corpo é implicado na execução da obra de arte. Pollock conseguiu unir o momento plástico à dimensão da ação do próprio corpo, estabelecendo as bases duma expressão que ficou conhecida por “action painting”, ou corpo-ação, que faz da tela o seu palco e o pincel a sua coreografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário