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14 abril 2012

Descodificando a Obra de Arte

Pegando na frase célebre de Bruno Munari "Os olhos só vêm aquilo que conhecem" que traduz a importância do despertar do olhar para o mundo real e simbólico, leva-nos, professores e alunos a percorrer o mundo pictórico do artista, com o objetivo de pensar e refletir sobre o significado e a mensagem da Obra de Arte.

Pintura ao Vivo



Ver é aprender. Visualizar a construção de uma composição é entrar na alma do artista, é sentir o processo artístico nas suas diferentes etapas, podendo intervir e questionar a criatividade e a expressão do criador. Há, por assim dizer, uma inter-relação entre emissor e recetor que não existe quando se vê uma obra acabada.

Teoria da Cor



A cor é um dos elementos visuais mais presentes na forma.
A cor é um fenómeno físico e é gerada pela Luz = Cor é Luz.
Em 1676, Isaac Newton demonstrou que a luz do sol(ou a luz artificial, que imita a do sol) e embora pareça transparente e branca, quando atravessa um prisma de vidro se decompõe em sete cores: as cores do espetro solar, aquelas que se observa quando se vê o arco íris.
A perceção da cor depende pois da cromaticidade da matéria iluminada, isto é, da sua capacidade para refletir um determinado comprimento de onda da luz branca e não outro. Hoje, sabe-se que cada cor é uma vibração: são ondas de energia corpuscular com um determinado comprimento de onda.

A Cor Pigmento


CONCEITO DA COR PIGMENTO/CICLO CROMÁTICO:
Cores primárias = amarelo/magenta/cyan
Cores secundárias = verde/laranja/violeta
Cores terciárias = cores que se situam entre 1 cor primária e 1 secundária
Cores neutras = branco/preto

HARMONIAS CROMÁTICAS NA COMPOSIÇÃO:
Cores quentes = sensação de calor
Cores frias = tranquilidade e calmia
Cores complementares = movimento
Monocromia = leveza e serenidade

Aparência Visual da forma



A textura é uma sensação visual e tátil.
A textura de uma superfície é um conjunto estruturado de sinais, regular e irregular, formando padrões visuais.
No espaço, vemos padrões de formas e cores que podemos interpretar gráfica e pictoricamente.
Na pintura, a textura significa estender zonas de cor com uma característica particular.

No Abstracionismo Geométrico de Piet Mondrian, as formas e as cores são organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma conceção geométrica.
No abstracionismo da pintura de Wassily Kandinsky, o movimento na composição é ritmado por círculos, ovais, triângulos, riscas e pintas num compasso ascendente, descendente e rotativo. As cores vivas pretendem provocar sensações e emoções espirituais. Aliadas às formas, estas criam uma harmonia que reage sobre todo o recetor.
O Surrealismo da pintura de Joan Miró, refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
No Expressionismo Abstrato de Jackson Pollock, o corpo é implicado na execução da obra de arte. Pollock conseguiu unir o momento plástico à dimensão da ação do próprio corpo, estabelecendo as bases duma expressão que ficou conhecida por “action painting”, ou corpo-ação, que faz da tela o seu palco e o pincel a sua coreografia.

A Textura na forma visual


CONCEITOS:
Textura natural = aparência/pele da forma da natureza
Textura artificial = aparência/revestimento da forma construída